quinta-feira, 25 de março de 2010

A POPULAÇÃO DE PETROLINA

*Carta enviada pelo Simepe ao meu e-mail, transcrevo aqui:

Diante da atual situação da saúde, instável e desorganizada há anos, porém agravada nos últimos meses, o SIMEPE vem de público esclarecer:

A rede básica de saúde permanece quase inexistente, com a maioria dos PSF´s sem funcionar; A rede de referência (especialistas e centros de exame) segue a mesma linha de insuficiência, acrescida de duro golpe recebido recentemente: o fechamento da Policlínica com a demissão da maior parte dos profissionais que era contratada da Prefeitura.·

O único médico neuropediatra foi demitido. Hoje um pediatra, ex-secretário de saúde é o único que pode autorizar a realização dos exames de alta complexidade, como a tomografia, por exemplo. Será que ele também vai tratar os pequenos pacientes neurológicos??

O fechamento das 12 horas noturnas do PAS (UPA) trouxe mais restrição de atendimentos á rede pública de saúde, sobrecarregando o HUT( Hospital de Traumas) e mais demissões de médicos.

O fechamento de leitos (tiraram as camas!) no Hospital Dom Malan, na maternidade, na Pediatria e na UTI neonatal complica ainda mais a situação da população que só tem o SUS para recorrer. Isso foi feito para demitir mais médicos e piorar o atendimento. Depois da demissão, a UTI foi reaberta com quatro dos seus seis leitos, apenas. E estão repondo parte dos leitos, porém com equipe médica menor.

E a escala de plantão que era para funcionar com quatro médicos, hoje funciona com três, dois e até um médico. Como é que pode?

As pessoas não conseguem ser atendidas, ou não são internadas, ou podem morrer na porta do hospital ou na transferência para outro.

Isso é justo, para todos nós que pagamos impostos ( e os pobres pagam mais que os ricos, impostos esses embutidos no preço de tudo que compramos), para termos o direito à Saúde, assegurado na Constituição Federal e nas leis do SUS? Os governantes são os responsáveis!

Deveriam responder por toda morte ou seqüela.

Temos informações que Petrolina precisa de mais recursos financeiros para atender seus municípes e os da região. Por parte do Governo Federal e Governo Estadual. Somos solidários a esse pleito.

Mas discordamos da solução adotada pela Prefeitura, qual seja a decisão de fechar hospitais e leitos, e de demitir servidores. A solução tem que ser outra, e o prefeito deve ter competência para buscá-la. Por isso nossa posição é:

1. Contra o fechamento de hospitais e de leitos. Pela reabertura imediata de todos os serviços fechados;

2. Pela readmissão de todos os servidores demitidos;

3. Realização imediata de concurso público;

4. Solicitar ao CREMEPE interdição ética onde as condições de atendimento forem atentadoras para médicos e pacientes;

5. Participação ampla de toda a sociedade, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, CDL, Associações.

SINDICATO DOS MÉDICOS DE PERNAMBUCO

SIMEPE79

Um comentário:

  1. e vendade nao so em petrolina mais em todo pernambuco a saude do suis e asim mais vc estar de parabem andiara por pobrica se todos fose como vc o nosso brasil poderia mudar

    ResponderExcluir